Elton John - Sorry Seems To Be The Hardest Word

[postlink]http://veiapan.blogspot.com/2010/03/elton-john-sorry-seems-to-be-hardest.html[/postlink]http://www.youtube.com/watch?v=J2e4NlnLr28endofvid
[starttext]
Nascido Reginald Kenneth Dwight, em Londres no dia 25 de março de 1947, cresceu em Pinner em uma council house que pertencia a seus avós maternos. Filho de Sheila Eileen (Harris) e Stanley Dwight, foi educado na Pinner Wood Junior School, Reddiford School e mais tarde na Pinner County Grammar School, onde mais tarde iria adquirir uma bolsa de estudos para a Royal Academy of Music.

Quando Elton John começou a se interessar pela carreira musical, seu pai, antigo tenente da RAF, tentou o convencer a seguir uma carreira mais convencional. Os pais de Elton eram ambos músicos. Seu pai tocava trompete em uma banda amadora chamada Bob Millar Band, que animava festas formais.

A família de Elton John era uma exímia colecionadora de álbuns, o que o fez se interessar pelo estilo de Elvis Presley e Bill Haley & His Comets durante a década de 1950.

Seu nome artístico advem de dois integrantes de sua antiga banda, Bluesology - Elton Dean (saxofonista) e Long John Baldry (líder da banda).

Estudou na Pinner County Grammar School e ganhou uma bolsa escolar aos onze anos de idade para a Royal Academy of Music.

A carreira de Elton John atravessa a quarta década de ininterrupto sucesso. Nos anos setenta, época que muitos consideram como sendo o auge de sua carreira (foi considerado o segundo artista mais importante dessa década, superado apenas por Paul McCartney), já podia ser considerado como um dos maiores astros de rock do planeta.

Ainda na adolescência, integrou o grupo de blues Bluesology. Em 1967 estabeleceu parceria com o letrista Bernie Taupin, com o qual lançou grande parte de sua obra musical, mantendo-se a parceria até os dias de hoje.

Apesar de ter lançado o disco Empty Sky em 1969, que não trazia em seu repertório algum imediato sucesso , a guinada de sua carreira ocorreu com o lançamento do disco Elton John, de 1970, que o lançou como cantor de sucesso nos Estados Unidos e trouxe ao público um de seus maiores sucessos, a canção "Your Song".

Dentre seus discos de maior sucesso, destacam-se Goodbye Yellow Brick Road (1973) e Captain Fantastic and The Brown Dirt Cowboy (1975). São também os seus discos mais bem colocados no ranking de melhores discos do século XX elaborado pela revista Rolling Stone.

Elton John compôs sua canção crocodile rock na França juntamente com Bernie Taupin no estúdio honkey cateâu.

Além de Bernie Taupin, outros letristas trabalharam com Elton, entre os quais Gary Osborne e Tim Rice. Enquanto a parceria com o primeiro está presente nos discos A Single Man, 21 at 33, The Fox, Jump Up! e Leather Jackets, o trabalho com o segundo, iniciada com a música Legal Boys, de 1982, resultou anos depois na soundtrack dos filmes O Rei Leão (1994), com a qual Elton ganhou o Oscar de melhor trilha sonora, e O Caminho Para Eldorado (2001).

É o único artista que até hoje conseguiu obter seis lançamentos consecutivos no primeiro lugar da Billboard, sendo detentor, ademais, do recorde de single de maior vendagem da história, com a adaptação feita em 1997 da canção Candle in the Wind em homenagem à amiga pessoal, Princesa Diana, totalizando um total de quarenta milhões de cópias vendidas.

Elton John manteve-se em evidência na década de 1980, época em que lançou um álbum inédito por ano, levando ao público hits como I Guess That's Why They Call It The Blues, I'm Still Standing, Sacrifice, Nikita e diversos outros. Apesar de ter declarado sua bissexualidade em 1976, em entrevista à revista Rolling Stone, casou-se com a engenheira de som Renate Blauel em 1984, tendo a união se dissolvido em 1988. Em 2005 celebrou contrato de parceria civil com David Furnish, com o qual vive desde meados da década de 1990.

Embora tenha diminuído o ritmo de lançamento de novos discos, Elton John permaneceu em evidência na década de 1990, lançando canções de sucesso como Can You Feel The Love Tonight, The One, Something About The Way You Look Tonight, Blessed. É considerado um dos maiores e mais influentes artistas da atualidade, lançando novos trabalhos regularmente. Nos últimos anos compôs os musicais Billy Eliot e Lestat, que ficaram em cartaz na Broadway.

É filantropo: participou do Live Aid de 1985, ao lado de artistas como David Bowie, Sting, Phil Collins, entre outros, além de manter uma fundação para combate da Aids, tida como a maior do mundo no gênero, criada em 1992.No mesmo ano,se apresentou junto com o Guns N' Roses no Video Music Awards 92.

Elton sempre teve o sonho de ser dono de uma equipe de futebol pelo qual torcia, o Watford FC, tendo realizado esse projeto em 1976, quando então o clube figurava na série B da Liga Inglesa. Injetou recursos para contratações, levando a equipa até a primeira divisão. Vendeu-a em 1987. Também ajuda um clube de futebol da Austrália. É dono de um restaurante em Hollywood.

Em 1986, foi sujeito a uma intervenção cirúrgica na garganta, em virtude de lhe ter sido diagnosticado pequenos nódulos nas suas cordas vocais, consequência da quantidade de marijuana que fumava nessa altura. Este facto veio a impor uma mudança profunda na sua voz, que se tornou mais grave e profunda, perdendo por completo o seu famoso falsete.

Em 1992, Elton cantou com o Queen a música "The Show Must Go On" no Freddie Mercury Tribute Concert. Ele cantou neste mesmo concerto em homenagem ao Freddie Mercury, a música Bohemian Rhapsody, junto com Axl Rose e os integrantes restantes do Queen.

Em 2007, Elton John comemorou o seu aniversário de 60 anos realizando o seu sexagésimo show no Madison Square Garden, em Nova York. O discurso de abertura do espetáculo foi feito pelo ex-presidente dos Estados Unidos da América, Bill Clinton.

Em 2008, Elton John foi escolhido pela Billboard como o cantor solo de maior sucesso da história.

Sorry Seems To Be The Hardest Word
(Bernie Taupin)

What I've gotta do to make you love me
What I've gotta do to make you care
What do I do when lightening strikes me
And I wake up and find that you are not there

What I've gotta do to make you want me
What I've gotta do to be heard
what do I say when it's all over
And sorry seems to be the hardest word

2x chorus:
It's sad, so sad
It's a sad sad situation
And it's getting more and more absurd
It's sad, so sad
Why can't we talk it over
Oh, it seems to me
Sorry seems to be the hardest word

What do I do to make you love me
What I've gotta do to be heard
What do I do when lightening strikes me
What've I gotta do,
What've I gotta do?
When sorry seems to be the hardest word...

Desculpe parece ser a palavra mais dificil


O que eu tenho que fazer para que você me ame
O que eu tenho que fazer para você se importar
O que devo fazer quando o raio me atingir
E para perceber que você não está lá

O que eu tenho que fazer para que você me queira
O que eu faço para ser ouvido
O que eu falo quando está tudo acabado
E desculpe parece ser a palavra mais dificil

chorus:

É triste(tão triste)
É uma triste, triste situação
E está se tornando mais e mais absurda
É triste (tão triste) tão triste
Porque não podemos conversar sobre

Oh, isso parece pra mim
Desculpe parece ser a palavra mais dificil

O que eu tenho que fazer para que você me ame
O que eu faço para ser ouvido
O que eu faço quando o raio me atingir

O que eu devo fazer,
O que eu devo fazer?
Desculpe parece ser a palavra mais dificil
[endtext]

2 comentários:

Anônimo disse...

Gicélia Pais,
Falar das músicas de Elton John é fácil,afinal crescemos ouvindo suas belas e bem escritas canções. o que eu ñ conhecia é sua biografia.E fiquei encantada em toda sua tragetória.Essa canção por ex.olha só sua letra ..hummmm,nosssa!adorei!!! Beijo

R Vianna disse...

Conheça o primeiro e único fã clube de Elton John no Brasil
http://www.eltonjohnscorporation.com e
http://twitter.com/eltonjohn_2010 fotos, biografia, videos, musicas, letras traduzidas,
noticias e muito, muito mais. Participe de nossa comunidade no Orkut
http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=6590827