Stevie Wonder - Yester me Yester you Yesterday

[postlink]http://veiapan.blogspot.com/2010/03/stevie-wonder-yester-me-yester-you.html[/postlink]http://www.youtube.com/watch?v=BFLCGPXS1gsendofvid
[starttext]
Stevie Wonder nasceu em 13 de maio de 1950, em Saginaw, Michigan; foi batizado como o nome Steveland Judkins por sua mãe Lula Mae Haardawahy e seu pai Nionne Haardawahy; mudou seu sobrenome para Morris quando sua mãe casou. Nascido prematuro, ficou numa incubadora e devido a um elevado nível de oxigênio, ficou cego permanentemente. Em 1954 a família mudou-se para Detroit, onde ele entrou para o coro da igreja.

Com onze anos ele começou a gravar (sob o pseudônimo de Little Stevie Wonder) e rapidamente se tornou conhecido como um dos mais inovadores e influentes cantores/compositores de seu tempo. Foi também um dos mais bem sucedidos artistas da gravadora Motown. Com o passar do tempo, passou a cantar músicas que mostravam uma consciência social, possivelmente influenciado por sua versão do sucesso "Blowin' in the Wind" (de Bob Dylan). Também se tornou conhecido como compositor, escrevendo músicas para artistas e grupos da Motown, como The Spinners e Smokey Robinson.

Wonder saiu da Motown em 1971 e gravou dois álbuns, que usou para forçar negociações com a gravadora. Esta concordou em dar-lhe total controle da criação e dos direitos sobre suas composições. Os dois álbuns, Where I'm Coming From e Music of My Mind, são considerados clássicos da época. Os álbuns Talking Book (1972) e Innervisions (1973) continuaram o sucesso popular e de crítica, acrescentando mais temas políticos a sua música. Isto continuou em Fulfillingness' First Finale (1974) e em sua obra maior, Songs in the Key of Life.

O álbum seguinte foi a trilha sonora do filme Journey Through the Secret Life of Plants (1979). Hotter Than July (1980) se tornou o primeiro disco de platina de Wonder, marcando uma bem sucedida campanha para que o dia do nascimento de Martin Luther King fosse transformado em feriado nos EUA. O disco também incluía a música "Master Blaster (Jammin')", seu tributo a Bob Marley.

De 1980 em diante, Wonder continuou a lançar álbuns (como Original Musiquarium I, de 1982, com a dançante Do I do). Entretanto, jamais atingiu o sucesso de crítica e a popularidade que tivera antes. Em 1999, recebeu o prêmio Kennedy Center Honors, dado pelo John F. Kennedy Center for the Performing Arts em Washington, DC.


Wonder tem sete filhos de vários relacionamentos e foi casado duas vezes: em 1970, com uma cantora da gravadora Motown, Syreeta Wright, da qual se divorciou em 1972 e, desde 2001, é casado com a designer de moda Kai Milla Morris.


Yester-Me Yester-You Yesterday
(Bryan Wells / Ron Miller)

What happened to the world we knew
When we would dream and scheme
And while the time away
Yesterme yesteryou yesterday

Where did it go that yester glow
When we could feel
The wheel of life turn our way
Yesterme yesteryou yesterday

I had a dream so did you life
Was warm and love was true
Two kids who followed all the rules
Yester folls and now
Now it seems those yester dreams
Were just a cruel
And foolish game we used to play
Yesterme yesteryou yesterday

When I recall what we had
I feel lost I feel sad with nothing but
The memory of yester love and now
Now it seems those yester dreams
Were just a cruel
And foolish game we had to play

Yesterme yesteryou yesterday
Yesterme yesteryou yesterday
Sing with me
Yesterme yesteryou yesterday
One more time.....
Antes de mim, antes de ti, ontem

O que aconteceu com o mundo que conhecíamos
Quando nós sonhávamos e esquematizávamos
Enquanto o tempo passava
Antes de mim, antes de ti, ontem

Pra onde foi o brilho de antes?
Quando nós podíamos sentir
A roda da vida mudar nossa maneira
Antes de mim, antes de ti, ontem

Eu tive um sonho, assim como você
A vida era quente e o amor verdadeiro
Duas crianças que seguiram todas as regras
Antes tolos e agora
Agora parece que os sonhos de antes
Foram apenas um cruel
E tolo jogo que nós jogávamos
Antes de mim, antes de ti, ontem

Quando me recordo do que tínhamos
Me sinto perdido, triste
Com nada além da memória do amor de antes
E agora, agora parece que aqueles sonhos eram apenas um cruel e tolo jogo que nós tínhamos que jogar

Antes de mim, antes de ti, ontem
Antes de mim, antes de ti, ontem
Antes de ti, antes de mim, ontem
[endtext]

0 comentários: