Al Green - Let's stay Together

[postlink]http://veiapan.blogspot.com/2010/06/al-green-lets-stay-together.html[/postlink]http://www.youtube.com/watch?v=MVzYxqG9N1cendofvid
[starttext]
Albert Greene, conhecido como Al Green, nasceu em Forrest City, no dia 13 de abril de 1946. Cantor americano de gospel e soul music, de grande sucesso no início e metade dos anos setenta. Al Green é conhecido por sua bela voz, bons arranjos musicais e concertos intensos.

Al Green começou a cantar aos nove anos junto com outros três irmãos em um grupo gospel de seu pai, o Green Brothers. O quarteto chegou a realizar excursões pelo sul dos Estados Unidos durante a década de 1950. Naquela época, a família Greene mudou-se para o Estado do Michigan. Lá, o jovem Al Green formou seu grupo de R&B, chamado Al Green and the Creations (que em 1968 seria rebatizado como Soul Mates). Em 1968, o Soul Mates alcançou o Top 5 da parada Black Singles da Billboard, com a canção "Back Up Train".

Em 1969, Green deixou a banda e seguiu carreira solo. Conheceu o produtor Willie Mitchell, de quem ficou bastante próximo. Naquele mesmo ano, foi lançado "Green is Blues", seu disco de estréia. No ano seguinte, veio o sucesso com o álbum "Al Green Gets Next to You", com destaque para a canção "Tired of Being Alone".

Já gozando de certo prestígio, Al Green lançou "Let's Stay Together", de 1972, um dos seus discos mais famosos. O LP chegou à oitava posição na parada Pop da Billboard e primeiro lugar na parada Black. A música-título ficou no topo das duas listas.

Outros sucessos comerciais do cantor seriam "I'm Still in Love With You", também de 1972, e "Call Me", de 1973.

Cantor de muita popularidade, Al Green passaria por uma tragédia pessoal em 1975 envolvendo sua namorada Mary Woodson. Em outubro de 1974 após ter sua proposta para casamento recusada, Mary jogou grits (uma refeição típica do sul dos Estados Unidos, algo como de um mingau feito de milho e aveia) fervendo sobre Al, enquanto este tomava banho. O cantor teve queimaduras de segundo grau no abdome, nas costas e no braço. Após a agressão, Mary foi para um outro cômodo e se matou com uma arma de Green.

Profundamente abalado com o episódio, Al Green se converteu ao Cristianismo. Em 1976, ele já havia comprado uma igreja no Memphis e ordenado pastor da Full Gospel Tabernacle. Embora seguisse gravando R&B, as vendas de seus discos começaram a cair e cresciam as críticas sobre seu trabalho - embora os críticos musicais tivessem elogiado "The Belle Album", de 1977.

Durante uma apresentação em 1979, Green foi ferido e interpretou o acidente como uma mensagem de Deus. Assim, o cantor aproximou-se ainda mais da religião, passando a pregar e a cantar apenas música gospel. Seu primeiro álbum desta fase foi "The Lord Will Make a Way", em 1980.

De 1981 a 1989, Green gravou mais álbuns do gênero, oito deles premiados com o Grammy de "Melhor Performance Soul/Gospel". Em 1984, o diretor de cinema Robert Mugge lançou "Gospel According to Al Green", um documentário que inclui entrevistas sobre a vida do cantor e cenas dele em sua igreja.

Após vários anos no estilo gospel, Green iniciou seu retorno ao R&B, com o lançamento do dueto com a cantora britânica Annie Lennox de "Put A Little Love In Your Heart" (escrita em 1968 por Jackie DeShannon), para a comédia Os Fantasmas Contra-Atacam, e a composição do hit "The Message Is Love", uma parceria com o produtor Arthur Baker.

Seu dueto de 1994 com a cantora de country music Lyle Lovett fundiu este estilo música com o R&B e lhe premiou com seu nono Grammy - pela primeira vez na categoria pop music. No ano seguinte, foi lançado "Your Heart's In Good Hands", primeiro álbum secular (não-religioso) de Green. Embora recebesse avaliações positivas da crítica musical, o CD não vendeu bem. Ainda em 1995, Green foi nomeado para o Hall da Fama do Rock and Roll.

Em 2000, Green publicou "Take Me to the River", um livro que examina sua carreira. Dois anos depois, o cantor recebeu um Grammy pelo conjunto da obra.

Em 2003, foi lançado "I Can't Stop", primeiro álbum produzido por Willie Mitchell desde 1985, e o primeiro trabalho de sucesso comercial em décadas. Em 2004, Green foi nomeado para o para o Hall da Fama da Música Gospel. Também naquele ano, a Revista Rolling Stone ranqueou Green na posição 65 na lista dos 100 Maiores Artistas de Todos os Tempos.

Atualmente, Al Green ainda segue fazendo concertos e praticando cristianismo na Full Gospel Tabernacle.


Let's Stay Together
(W. Mitchell, Al Jackson, Al Green)


I, I'm so in love with you,
whatever you want to do,
is alright with me,
'cause you make me feel
so brand-new,
I want to spend my life with you,
they say it seems, baby,
since we've been together,
loving you forever,
is what I need.
Let me be the one you come runnin' to,
I'll never be, ah, untrue,
Ooo baby,
Let's... Let's stay together,
loving you whether, whether,
times are good or bad,
happy or sad,
whether time are good or bad,
happy or sad.

Why, somebody?,
Why do people break up,
and turn around and make up?
I just can't see.
You'd never do that to me
(would you baby)?
Being around you,
is all I see.
Here's what I want to do:
Let's... Let's stay together,
loving you whether, whether,
times are good or bad,
happy or sad.
(come on)
Let's... Let's stay together,
loving you whether, whether,
times are good or bad,
happy or sad...
Vamos ficar juntos

Eu, eu estou tão apaixonado por você
O que você quiser fazer
Tá bom pra mim
Porque você me faz sentir, mais novo
Eu quero passar minha vida com você

Me dizem que parece, meu bem, que desde que estamos juntos
Ooo, amando você para sempre
É o que eu preciso
Deixe eu ser a pessoa pra quem você corre
Eu nunca serei falso
Ooo meu bem

Vamos, vamos ficar juntos
Amando você se, se
As vezes é bom ou ruim, feliz ou triste

Oooo oooo ooo ooo, yeah
Só as vezes é bom ou ruim, feliz ou triste

Por que alguém, por que as pessoas terminam
E depois fazem as pazes?
Eu só não consigo ver
Que você nunca faria isso comigo
(você faria meu bem)?
Por que estar perto de você é tudo que eu vejo
Isso porque eu quero para nós

Vamos, vamos ficar juntos
Amando você se, se
As vezes é bom ou ruim, feliz ou triste

Vamos, vamos ficar juntos
Amando você se, se
[endtext]

1 comentários:

Anônimo disse...

Lembro perfeitamente desta música,ainda eu era uma miúda!
Adorei e agradeço de coração,com um doce beijo recheado de carinho.
Carmo F.